Páginas

AMIGO JUDAS

TROCANDO IDÉIA 


TEMA: Lavando os pés de Judas.

PassagemOra, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” João 13:1-5
Quando nos convertemos logo vamos aprendendo como Jesus amava as pessoas. Amar é um bom resumo das lições de Cristo para os nós, seus discípulos.



 Aprendemos que devemos amar principalmente aqueles que nos odeiam e nos perseguem. Dificilmente conseguimos colocar isso em prática, mas sabemos que é o desejo de Deus.

Se você sabe que alguém te odeia, que sente inveja de você e trabalha para o seu mal, não ficará surpreso se essa pessoa tentar te prejudicar. Ficamos até aborrecidos, entristecidos, mas não pasmos ou surpresos. É a favor essas pessoas que devemos dirigir nossas orações.

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:44

Com o tempo identificamos quem não são nossos amigos, quem fala mal de nós, quem nos odeia, quem nos maltrata e nos persegue.

E quando Deus te dá oportunidade de lavar os pés de pessoas que são seus amigos queridos, não falam mal de você e não te perseguem? É sempre mais fácil lavar os pés desses companheiros? É fácil lavar os pés dos amigos como Jesus fez?

Aparentemente há pouco crédito em servir aqueles que amamos, que nos tratam bem. Contudo, há um detalhe nessa passagem bíblica que nos mostra uma realidade bem atual. A dureza do coração humano.

Até as pessoas que amamos, que nos tratam bem, podem logo após terem seus pés lavados por nós, nos trair. Fugir da nossa presença. Entregar-nos aos nosso inimigos. Jesus lavou os pés de seus amigos. Não haviam, a princípio, inimigos nessa cena.

E às vezes é assim na nossa jornada. Servimos, nos dedicamos, nos esforçamos em ajudar nossos amigos. Doamos nosso tempo, nossa atenção e nosso carinho. E em troca – agora sim para nossa surpresa – recebemos gestos de falta de consideração, desprezo, competição e rejeição. Aí sim ficamos pasmos, porque é muito difícil ser mal tratado por alguém que julgamos sempre ter nos tratado bem. E do nada as pessoas mudam, se revelam!

Vá fazer como Jesus!!! Lavar os pés de Judas!! Lavar os pés de Pedro que não muito tempo depois o negou. Lavar os pés dos amigos que na hora da luta correm para se proteger e te deixam na batalha sozinho.

Você já passou por isso em seu ministério? Tanto serviu aos membros da igreja e quando você precisou eles não estavam lá ao teu lado? Ou ajudando alguém essa pessoa usou contra você aquilo que você colocou a disposição dela para servi-la? Irmãos são tantas situações que vivemos onde nossos amigos, de quem lavamos os pés, podem se virar contra nós, que um livro inteiro não seria suficiente para descrever essas situações!!!

Talvez você já tenha sido pego de surpresa por pessoas amadas e queridas que já esteja desistindo de orar pelos seus inimigos e principalmente por seus amigos. Não sei se você está começando a confiar em mais ninguém. Seu coração está se endurecendo como forma de proteção dos ataques? Não sei se você é aquela pessoa que está quase desistindo de ter um coração voluntário, ter uma postura pró-ativa diante das necessidades alheias.

Talvez você esteja falando: Eu não quero nada em troca. Não preciso de ouvir obrigado. Não estou esperando recompensa. Não preciso ser reconhecido. Não estou criando expectativas. Apenas não quero ser ferido, machucado como resposta do gesto de amor que eu demonstrei.

Eu não sei o que você viveu em 2011. Sei que às vezes somos levados ao limite. E vem com toda força um sentimento de termos sido tratados como bobos e que passaram a perna em nós. Ficamos questionando se agimos como muita ingenuidade. E sentimos mais raiva de nós mesmos do que nossos “amigos” que nos surpreenderam. Com o tempo passamos a indagar a Deus como devemos servir ao próximo. Seria mais fácil vivermos uma vida desinteressada nos outros?

Se você chegou a esse ponto e sente que não valeu a pena ter ajudado o seu próximo; se acha que foi inútil, que gastou sua energia com quem nem se quer queria teu esforço, quero deixar uns versículos para refrigerar sua alma, até que Deus te dê sabedoria para como lidar com as pessoas.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 1 Coríntios 15:58

“Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer.” Efésios 6:7

“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis”. Colossenses 3:22-24
Queridos, se vocês estão cansados por causa da relação com o próximo, recebam ânimo, força!!! Permaneçam fazendo a boa obra, olhando sempre para Cristo. Vendo as pessoas como apenas meios para adorar e servir ao Senhor. Se você está demasiadamente machucado com o que te fizeram, então que nesse momento você olhe para os outros como se estivessem vendo a Cristo, na hora de servi-las. Porque só servindo a Cristo você não correrá o risco de se traído, surpreendido, maltratado e tantas outras coisas que já sofreu.

Não olhando mais para pessoas, mas olhando para Cristo, por Ele vale a pena!

Que essa seja uma palavra de suporte até que você tenha suas forças recuperadas para lavar os pés dos seus amigos e inimigos por simples amor. Lavar motivado pelo amor que Deus tem por essas pessoas. Lavar por se compadecer, por se pôr no lugar da pessoa. Lavar como Jesus lavaria os pés de Pedro, o amigo que depois negou, e os pés de Judas, o amigo que depois traiu....

Sejam fortes e corajosos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário