Páginas

RECOMEÇO

Texto base:

 “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)



Às vezes entretidos com nossos afazeres domésticos, com a jornada  de trabalho e principalmente com nossos ministérios, mal nos sobra um tempo de qualidade para analisarmos como está nosso coração. 

Vejo na Bíblia, grandes homens tendo que passar por desertos antes de se enveredarem em grandes obras que o Senhor estava reservando para a vida deles. 

Existe um tempo que antecede as vitórias e as grandes realizações. E esse período geralmente é para o Senhor formar em nós um caráter mais maduro para que a gente possa alcançar o que Ele deseja sem que a benção do Senhor se torne maldição para nossas vidas. 

E o excesso de trabalho na obra de Deus, principalmente para quem é líder nos dá uma falsa sensação de consagração, de intimidade com o Pai e santificação. E sobre consagração é bastante costumeiro vermos grupos cristãos separando dias específicos para "CONSAGRAÇÃO". Dias que o grupo não terá ensaio. Apenas se reunirá para buscar a Deus.


É extremamente válido que equipes se juntem para buscar ao Senhor. Acredito que esse hábito surgiu no meio das igrejas baseado na seguinte passagem que fala sobre o dia de Pentecostes:

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.” (Atos 2: 1-2)

Já participei de consagrações de grupos de arte cristã, onde foi criado um clima, um ar espiritual, de adoração e louvor e isso foi chamado de REUNIÃO DE CONSAGRAÇÃO. E nessas reuniões vejo o quanto há um apelo para o falar em línguas. Como se o falar em línguas fosse um sinal de consagração.

O fato é que muitos não têm entendido o porquê de Jesus ter pedido para que aquele grupo de discípulos se reunissem no mesmo lugar e qual era o objetivo de receberem o Espírito Santo.

O que ocorreu no dia de Pentecostes foi um revestimento de poder para que eles conseguissem ser testemunhas de Jesus. O que o Espírito Santo derramou no dia de Pentecoste foi uma capacitação sobrenatural para que os discípulos de Jesus pudessem evangelizar, levar o reino de Deus. Jesus deixou bem claro a finalidade daquela reunião:

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.” (Atos 1:8)

Ou seja, aquela reunião tinha a finalidade deles receberem algo a mais do Espírito Santo (virtude) para que fossem pregar o evangelho.

E temos resumido nossas REUNIÕES DE CONSAGRAÇÃO, em uma busca no falar em línguas sem sabermos o propósito. O que é espiritual vira sensacionalismo e apelação emocional.

 E nem vou entrar no mérito que o falar em línguas derramado naquela reunião não foi o falar em línguas dos anjos, foi língua dos homens, para que naquele mesmo momento eles já começassem a cumprir a missão deixada por Jesus. Eles pregaram o reino de Deus de forma que outras nações pudessem entender e receber as Boas Novas. A evangelização de todos os povos (não apenas para o povo judeu) teve seu marco inicial no dia de Pentecostes, daí o propósito de falar em outras línguas naquele momento:

“Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, e Frígia, e Panfília, Egito e partes na Líbia, junto a Cirene e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos), e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.” (Atos 2: 9-11)

Quantos de nós, cristãos, falamos em línguas, mas não evangelizamos? Fomos mesmo “batizados com o Espírito Santo” segundo a doutrina que temos ensinado? Algo para pensarmos, se não temos perecido pela falta de conhecimento a respeito dos don(percebam o plural) de línguas.

Para essas reuniões de consagração onde o falar em línguas é sinal para a lideranças que seus liderados estão consagrados a Deus, penso que seria ainda mais proveitoso se eles olhassem para a época de Josué.

O povo estava para entrar na Terra Prometida. E antes de entrarem havia uma grande provação para todo o povo que ainda não tinha visto a manifestação do poder de Deus (a geração anterior que saiu do Egito já havia falecido). O rio Jordão era um empecilho para entrar na Terra Prometida. E naquele momento era necessário que o povo de Deus conhecesse o que Ele podia fazer por eles. Seria a manifestação do poder de Deus seguido de batalhas contra os inimigos que estavam em Canaã para posteriormente o povo poder desfrutar da promessa em paz.

O mesmo ocorre com nós. Tantos crescidos em lares cristãos, nascidos já no meio do povo de Deus e que estão pedindo a Deus uma benção, uma vitória, uma realização, mas não conhecem ainda o poder de Deus. E penso que Deus leva seus filhos para locais onde não há mais saída para que eles vejam o Pai poderoso que eles têm.

Ou quanto grupos de arte, Deus quer fazer maravilhas em nosso ministério, quer nos usar como artistas para vencermos inimigos e conquistarmos vidas para Jesus e outras realizações. Creio que Deus quer fazer com a gente, o que fez com a geração que Josué guiava. Vemos aqui Deus pedindo que o povo se SANTIFICASSE porque Ele iria agir.

“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)

Esse é um bom modelo de CONSAGRAÇÃO. A santificação é diária, não se limita a uma reunião apenas. Santificação envolve arrependimento de pecados e pedido de perdão, mudança de atitude, concerto de situações pendentes em nossas vidas. Estudo da Palavra, acima de tudo comunhão com o Pai diariamente.

Quero dizer aqui, que eu não sei se você faz parte do grupo de líderes que acham que tudo vai bem e não estão conseguindo enxergar onde há necessidade de santificação, consagração, ou se você faz parte daqueles que sabem cometeram algum erro, alguma falha e que precisam de concerto.

Também não sei se te difamaram, se trouxeram sobre você um jugo de acusações, de mentiras, de má compreensão. Não sei se te fizeram alguma coisa que você tem se sentido indigno de estar na obra de Deus, ou receber o favor de Deus.

A verdade é que não importa em que grupo você está, DEUS QUER FAZER MARAVILHAS NA SUA VIDA. Nunca é tarde demais para você se consagrar, nunca é tarde para recomeçar. Hoje é um dia favorável a nós para recomeçarmos. Se você caiu, Deus está com as mãos estendidas para te levantar, te dar uma nova chance, trocar suas vestes porque ELE QUER FAZER MARAVILHAS NA SUA VIDA.

E lembre-se que o poder de Deus não está limitado no quanto você é santo, no quanto você está santificado. Porque Ele não divide a glória, o mérito do poder dEle com ninguém. Ele pede para nós nos santificarmos como um gesto de amor, como se nos dissesse:

- Tudo bem, eu vi que você caiu, mas se santifique rápido, volte-se para mim porque eu continuo querendo fazer maravilhas na sua vida.

Então meus queridos, que a gente não caia na bobeira de achar que nossa conduta tem sido irreprenssível a ponto de consideramos que não precisamos reavaliar nosso andar, nosso caminhar. Mesmo sendo líderes precisamos ter a humildade para reconhecermos que pecamos e que também carecemos do poder de Deus.

Nossa parte é buscar santidade porque precisamos estar preparados para recebermos tudo o que Deus quer nos dar e nos revelar.

Não fique atravessando mar Vermelho, rio Jordão, não queira, como líder levar seu grupo a destruir os cananeus, inimigos de Deus, sem a antes conduzi-los, e conduzir a si mesmo na SANTIFICAÇÃO.

DEUS NOS DÁ UMA NOVA CHANCE NESTE DIA.

Termino aqui com uma Palavra de Deus para nós:

"Moisés, meu servo, é morto; levante-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.”
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”(Josué 1: 2-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário