Páginas

ACOMPANHADOS


O assunto de hoje é:  ACOMPANHADOS


“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homens de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Isaías 53:3)

"E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27: 46)  

Você já se sentiu terrivelmente só? Talvez você já tenha se sentido só porque já passou pela perda dos pais, 
ou de quem era responsável por cuidar de você.  Ou talvez o sentimento de solidão te atingiu quando você
se deparou com uma situação dentro da igreja, onde você descobriu que no final das contas não havia ninguém ao seu lado de verdade te apoiando. A solidão quis te visitar no trabalho, onde injustamente você foi acusado e ninguém te defendeu. Ou você se sente só porque seus filhos estão casando e saindo de casa. A solidão pode vir também com um fim de um relacionamento. Com o sentimento de traição. Com a mudança de cidade. Com a falta de amigos sinceros que te entendam. A solidão pode vir hoje com a expectativa da perda de alguém amado, ainda lá no futuro. A solidão pode vir com a falta de esperança quanto a vida estudantil e profissional, ou com o medo de não encontrar um marido ou esposa. A solidão tem muitos figurinos para apresentar seu espetáculo, não é mesmo?

Eu não sei se você já se sentiu só. Não sei se você tem coragem de extravasar seu sentimento de solidão. Você tem coragem de mostrar para os outros que se sente solitário?

Jesus não apenas se sentiu só, desamparado, mas também gritou em alta voz seu sentimento. Já presenciou dentro da igreja aquelas pessoas que dão berros, chorando, clamando por Deus, a ponto de atrair a atenção de todo mundo dentro do templo para ela? Geralmente as pessoas se escandalizam. Como já vi essa cena!!! Jesus não se importou em esconder o que sentia. Por todo o caminho para a cruz ele se manteve calado, mas o sentimento que ele extravasou foi o sentimento de solidão. Gritou em alta voz que se sentia desamparado. Devemos ter essa simplicidade de Jesus, de reconhecermos, não somente para Deus, nossos sentimentos. Jesus gritou bem alto naquele momento, e todos puderam ouvir. Às vezes a solidão, a sensação de desamparo, é tão grande, que se fosse possível gritaríamos com todo ar que há nossos pulmões, a dor que estamos sentindo. Você sente um grito preso na garganta? Você se sente ansioso e inquieto porque tem guardado sentimentos dentro de você e não tem coragem e espaço para gritar, colocar para fora? Jesus gritou!! Jesus gritou!!! Já pensou nisso? Em como você tem lidado com seus sentimentos?

Hoje descobri um mal que afeta quem está vivendo depressão, ou algum nível de estresse emocional: 
Isolofobia - medo da solidão, de estar sozinho, medo de ficar isolado. Autofobia, medo de si mesmo. 

Achei interessante o que um autor fala sobre medo, fobia:


"Fobias são medo irracionais, mórbidos, de coisas (animadas ou inanimadas) idéias ou situações. Essa resposta emocional, que ocorre até para quem tem consciência de sua plena insensatez, é constituída de várias alterações neurovegetativas como, só para citar algumas: tontura, náusea, secura da boca, palpitações ou sudoração. Essa reação pode variar de uma leve e tolerável estado de terror, que leva a pessoa estupefata e desorientada, a fugir correndo, numa conduta totalmente inadequada quanto à intensidade da resposta à 'causa', diante do que, passada a situação, essa pessoa envergonhada, sente que a cena foi, no mínimo, ridícula." (Dicionário Igor de fobia, 2003)

Há quem disfarce o medo de ficar só, sempre buscando festas, baladas, atividades sociais. Existem também aqueles que se escondem atrás da profissão para não ter que encarar a si mesmos e a solidão que existe em suas vidas. Os que se escondem atrás da bebida, do cigarro, da pornografia, da comida, da violência, da agressão verbal, etc. Sem deixar de mencionar aqueles que se forçam para conhecer o maior número de pessoas possíveis para estarem sempre rodeado por elas. 

E não posso deixar de mencionar quem, inconscientemente, participa de todos os ministérios existentes dentro da igreja, para fugir de seus próprios conflitos interiores. Medo de encarar a si mesmo, de ficar só.

A Bíblia nos dá a diretriz de buscarmos ajuda enquanto sofremos. E que devemos apoiar quem está passando por algum tipo de aflição. (Romanos 12:15). 

E que cura libertadora que há, quando meditamos no Salmo 139. Quero deixar aqui em tópicos, verdades reveladas no Salmo 139. E um desafio de encararem esse medo de ficar só. O desafio de assumirem que existe uma solidão no armário. Quero desafiá-los a encararem aquele quartinho da vida de vocês, onde está a solidão, que ninguém mais tem acesso.

Então meus queridos, não sei como o Senhor quer tratar a solidão dentro de vocês. Talvez o primeiro passo seja gritar em alta voz, como Jesus fez, para depois em glória ressuscitar através do poder do Espírito Santo. Não tenha medo de assumir seus sentimentos, para Deus e para os outros. Isso não é sinal de covardia. Faz parte do tratamento de cura da alma. Mas deixe Cristo, mostrar que Ele sempre, sempre, sempre, está com você. Deixe Cristo ocupar o vazio de companhia que, quem sabe, exista em sua alma.

Se Jesus está te chamando para você vencer esse medo, não se preocupe porque o amor dEle por você, te dará forças para lançar fora todo esse medo. Estou crendo nisso!

Deixo em tópicos o salmo que fala como o Senhor está conosco. Meditem em cada tópico um de cada vez. Que verdade libertadora. Não estamos sós!!! Deus os abençoe!!


  • Tu sabes meu assentar e meu levantar;
  • De longes entendes o meu pensamento;
  • Cercas o meu andar e meu deitar;
  • Conheces todos os meus caminhos;
  • Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo tudo conheces;
  • Tu me cercaste por atrás e por diante;
  • E puseste sobre mim tua mão;
  • Para onde me irei do teu espírito?
  •  Para onde fugirei da tua face?
  • Se subir ao céu, lá tu estás.
  • Se fizer no inferno minha cama, sei que tu ali estás também.
  •  Se tomar as asas da alva...
  •  ... se habitar nas extremidades do mar...
  •  ... até ali tua mão me guiará...
  •  ... e tua destra me susterá.
  •  Se disse: decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
  •  Nem ainda as trevas me encobrem de ti;
  •  Mas a noite resplandece como o dia;
  •  As trevas e a luz são para ti como a mesma coisa;
  • Pois possuístes meu interior;
  • Cobriste-me no ventre da minha mãe;
  • Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundas da terra;
  • Os teus olhos viram meu corpo ainda informe;
  • E no teu livro todas essas coisas foram escritas;
  • As quais em continuação foram formadas quando ainda nenhuma delas havia;
  • Quando acordo, ainda estou contigo.
 Um abraço

Exército de Adulão

Nenhum comentário:

Postar um comentário