Páginas

DESÂNIMO ESPIRITUAL

Tema de hoje: Desânimo espiritual

Texto base:

"Elias teve medo, e correu para salvar sua vida. Quando chegou a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali seu moço. Ele mesmo, porém, foi ao deserto, caminho de um dia. Chegou assentou-se debaixo de um zimbro e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor. Toma agora minha vida, pois não sou melhor do que meus pais." (I Reis 19:3-4)


Quem nunca teve uma crise igual a de Elias que levante a mão e me mande um e-mail
que será um prazer conhecê-lo!!! Elias vinha de uma fase de milagres, estava
vivendo em obediência a Deus, presenciando e sendo instrumento de grandes maravilhas.
Às vezes pensamos que quando finalmente vivermos os grandes milagres que esperamos 
para nossas vidas, aí sim teremos forças para vivermos coisas maiores. Pensamos:

"Se somente eu conseguir um emprego... Se somente eu impuser as mãos e alguém for 
curado... Se somente Deus me der a resposta que estou pedindo... Se somente Deus me der
um companheiro... Se somente eu receber o dom de línguas... Se... Se..." 

Quantos "ses" você carrega dentro do seu coração?

E finalmente chega o dia!!! Vivemos o grande milagre esperado!!!
Vemos o tal do mar Vermelho se abrindo!! A resposta da oração chegou!!!
O que esperávamos aconteceu!!! ALELUIA!!! GLÓRIA A DEUS!!! ALELUIA!!!

E como nos sentimos?

Cansados! Desanimados, exaustos. 

O que foi que aconteceu?! Não era esse o final da história que imaginávamos!! 

Essa é a crise de Elias.  O cansaço físico e espiritual que sentiu após viver grandes
milagres, após viver o sobrenatural e ter visto suas orações respondidas.

Isso acontece porque as vitórias que são dadas pelo Senhor, são antecedidas de muita luta. Não há batalha que não exija um consumo alto de energia por nossa parte. É por isso que muitos soldados do Senhor, não entendem porque estavam ativos, frutíferos, vivendo os propósitos de Deus e de repente perderam a vontade de orar, de lerem a Bíblia, de continuarem na obra, de permanecerem íntegros, de buscarem santidade... Ou parece que as promessas iam apenas até alí... Parece que não há mais nada no horizonte... UM VAZIO, UM GRANDE SILÊNCIO. Uma grande preguiça espiritual, um desânimo, uma moleza para ir além. Alguns até passam a arranjar pretexto para desviar dos caminhos do Senhor.

Nossa vida fica estagnada numa zona de conforto onde fugimos de ter que encarar lutas...

O deserto não é fresco, não tem água, é cheio de serpentes! Mas preferimos fugir para o deserto e habitar com as cobras do que voltar e ter que encarar as outras "cobras" que ficaram para trás.

Falando muito sério... Aqui entre nós... Quanto tempo você acha que sobrevivemos no deserto fugindo dos propósitos do Senhor, ou não encarando os problemas que temos que resolver? Acha que temos estrutura para sobreviver no deserto por muito tempo? Não há uma certa ingenuidade, nas válvulas de escape que nós inventamos para nossas vidas? O deserto aqui é onde Elias foi buscar descanso e fugir dos problemas não resolvidos, que ele não queria encarar. Você tem fugido para algum deserto? Abra seus olhos e veja de fato onde você está!! Num deserto?! O calor abrasante é mesmo o fim que Deus escreveu para a sua vida? Você está desfalecendo, toda a água que há em você está secando e você de fato acredita que é onde Deus queria que você chegasse? No deserto desejando a morte! Quanta água você pensa que um corpo humano tem para encarar o calor do deserto?  Que Deus é esse para te dar esse fim? Não é o meu Deus...

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor: pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29:11) 

Oh Deus!! Como temos fugido, cheios de medos e temores, para salvas nossas vidas e nos metemos em desertos!! 

"Elias experimentou as profundezas da fadiga e do desânimo logo após as suas duas grandes vitórias espirituais: a derrota dos profetas de Baal e a resposta de sua oração que pedia chuvas. O desânimo freqüentemente aparece após grandes experiências espirituais, especialmente as que exigem esforços físicos ou envolvem grandes emoções."(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal) 


Veja os sintomas de Elias!!! Ele estava com medo. Fugiu. Quis ficar só, se isolou no deserto. 
Desejou a própria morte!!! Esqueceu o próprio valor!!

Onde estava aquele Elias que por meio de milagres envergonhou e matou os profetas de Baal? Que foi voz
para apontar o pecado do rei Acabe? Que suspendeu a chuva por três anos, e ela só voltou a cair por meio de sua palavra? Cadê o Elias que tinha acabado de ressuscitar o filho da viúva de Sarepta? Onde estava?

Você reconhece que em 2010 você enfrentou vários Golias? Que foram grandes batalhas e que no final
Deus te deu vitória? "Por que está abatida ó minha alma?"

E assim somos nós. Chegam os dias que oramos: "Senhor não tenho mais ânimo para nada que exija
esforço emocional meu!! Não quero mais ter que chorar, não quero mais clamar, jejuar. Senhor não quero
mais ter que confrontar os pecadores, não quero mais confrontar meus próprios pecados.... Senhor...
Eu estou tão cansado... Tão cansado.... Senhor não me peça nada que vá fazer que os outros me rejeitem. Não me peça nada que eu vá perder a aprovação dos outros... Não me faça ter que encarar aquela gente chata... Deus não me peça para sacrificar... Não me peça para esperar um pouco mais. Não me peça para crer. Não me peça para confiar. Não me peça para romper... Senhor... Estou tão cansado... Tão cansado.... zzzzzzzzz........."

E ficamos apáticos. Vivemos os primeiros milagres. Vencemos grandes gigantes. Mas a boa perfeita e agradável vontade de Deus não está completa. Deus tem muito mais!!! Milagre pra gente é  sobrenatural, pra Deus é rotina, é coisa pouca, porque Ele tem muito mais para nós! 

E quantos de nós nos acomodamos com a realidade que estamos vivendo porque nossa luta já é muito grande!! 

Como na história, Elias estava com medo de Jezabel. E assim somos nós às vezes: "Deus não me peça mais nada, porque já tenho uma Jezabel no meu pé querendo me matar. Nem sei ainda se vou sobreviver. E o Senhor quer agora que eu ande até o monte Horebe? Senhor, são quarenta dias a pé... O caminho é longo... E eu nem resolvi essa questão dessa Jezabel no meu pé, sugando minha energia espiritual... Eu nem terminei uma luta que o Senhor me meteu e o Senhor já tem mais projetos pra mim?! Senhor não me peça... Eu quero morrer... Estou abatido... zzzzzzz...." 

Querido e minha querida, de fato existe uma nova revelação esperando por você lá no monte Horebe (o mesmo que Deus falava com Moisés). Deus está ali no monte Horebe. Há uma nova revelação para a sua vida. Deus quer te revelar novos propósitos, novos sonhos. O que Deus tem para sua vida, não são apenas essas lutas que você já viveu. Ainda que por causa delas hoje você esteja querendo morrer!! Acredite, existem outras batalhas, e o Senhor sabe que soldado(a) formidável você é. Ele sabe porque foi Ele mesmo quem te capacitou para guerrear. (Salmo 18) Ele nos permite viver uma batalha atrás da outra, porque é uma oportunidade de vivermos uma aventura juntamente com Ele!! Ele está conosco em todas elas! 


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que seja o primogênito entre muitos irmãos." ( Romanos 8: 28-29)


Talvez, por ter obedecido ao Senhor, você ficou tão cansado, que agora só quer ficar no deserto, sozinho.
Mas saia do deserto, seja forte e corajoso. Há uma nova revelação de Deus para você no monte Horebe. Tenha forças para sair dessa zona de conforto. Deus tem novos propósitos que você ainda não sabe!! Deus não te revelou tudo ainda não! A revelação de Deus é progressiva!

Meus queridos... Deus sabe quando estamos no nosso limite. Exatamente como um pai ou uma mãe que sabe identificar que a manha, a birra, o choro, de uma criança é porque ela está com sono querendo dormir. Nenhum pai força seu filho ficar acordado quando ele está pedindo colo para dormir. E ele por um período
faz o que fez com Elias:


"E deitando-se dormiu debaixo de um zimbro. De súbito um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, e come. Ele olhou, e viu que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deita-se. O anjo do Senhor voltou segunda vez, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, pois muito longo te será o caminho. Levantou-se comeu e bebeu. Com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus." (I Reis 19: 5-8)

Às vezes vamos para desertos, e ali o Senhor nos alimenta. Ficamos "internados" recebendo os enfermeiros, os anjos enviados pelo Senhor para cuidar da nossa alma. Ficamos recebendo praticamente mastigado nosso alimento. E na zona de conforto, Deus  fica conosco até recebermos cura e força. Só dormimos e comemos. Como nenéns. E a vida é tão boa!! O deserto parece ser tão bom... Sair dessa vida boa pra quê, não é mesmo? E somos alimentados carinhosamente pelo Pai. "Se agora tudo está tão bem, é porque talvez seja aqui que o Senhor quer que eu esteja, não é mesmo? Depois de tanta luta, me sinto confortado, consolado, sei que estou sendo alimentado. Se estou bem, é essa a vontade do Senhor. Sei que até aqui obedeci a Deus em tudo. Afinal lutei tanto para chegar aqui!!! Era até aqui que eu tinha que chegar certo? "

ERRADO.

Nessa trilogia, você está no primeiro filme ainda.. hihihihi Ou melhor!
Nessa peça de teatro, meu querido, você ainda está no primeiro ato!! 
Ainda tem muita cena para se desenrolar! hihihi

Deus amorosamente permite que fiquemos quietos recebendo cura. E não é porque você viveu uma grande luta que você já chegou onde Deus quer você esteja. E saiba que todo alimento que você está recebendo agora, nessa zona de conforto, após tanta luta, vai te fortalecer para que você enfrente uma "jornada de quarenta dias" para entender os propósitos ainda não revelados por Deus para a sua vida.

 Saiba que é pela misericórdia do Senhor, porque Ele te ama muito, que Ele não tem te deixado faltar água nesse deserto que você se meteu. Porque Ele não desiste de você, e te resgata não importa onde você esteja. Ele vai até o deserto pra te tirar de lá.

 Se alimente bem. Coma toda a comida que o anjo te trouxer. Descanse. Descanse seu corpo. Viaje, busque o lazer, repouse seu corpo físico, durma até meio dia!! Descanse sua alma!! Até Jesus dormiu no barquinho!! Aproveite o mês de janeiro pra descansar! Se alimente da Palavra de Deus. E se alimente bem, porque Deus ainda tem grandes projetos para a sua vida!!!

Você enfrentou profetas de Baal, irritou Jezabel, mas não tema a longa jornada de quarenta dias que te espera, ok? Vale a pena chegar no monte Horebe. Melhor que o deserto, que a zona de conforto, é o monte de Deus, onde Ele se revela. Jesus, o guerreiro que venceu a morte, te chama para mais uma aventura!! Não tema, Ele vai contigo!

AMÉM?

Meditem nessa passagem:

"Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho
Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas. 
Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.
Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.
Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.
Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido.
Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés." (Salmo 18: 32-38)

Um abraço

Exército de Adulão

Um comentário:

  1. Deus abençoe a vida de vcs!!!! esse texto descreve exatamente o que
    tenho vivido... e nesta semana Deus tem me buscado desse deserto... muito obrigada c essa palavra ganho mais força
    Fiquem c Deus!!!!

    ResponderExcluir