Páginas

RELEMBRAR E ORAR

Tema de hoje: Relembrar e Orar

Texto base:


"E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer, Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus nem respeito os homens, todavia como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para quem enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:1-8)


Meus irmãos eu não sou formada em Direito. Mas como uma genuína brasiliense tenho estudado para concurso público. E acabo tendo um pouco de contato com os tramites da justiça brasileira. Dentro da minha família e entre amigos meus, alguns são advogados. Com essas pessoas da área de Direito consegui encontrar uma forma de exemplificar o que Deus  me ensinou em alguns desertos que atravessei, gostaria de trocar uma idéia com vocês sobre essa exemplificação. Desde já me perdoem os bons entendedores da lei, quem vos fala é uma estudante nem de Teologia nem de Direito. E quem já aprendeu essa lição seja paciente, o Espírito Santo há de ministrar algo novo a sua vida. Em nome de Jesus!

Queridos às vezes ficamos tão sem esperança, que desistimos de orar sobre determinados assuntos. Quando tudo diz não, quando nossa vida toma rumos não esperados, passamos a achar que Deus  já desistiu de nós, dos nossos sonhos e paramos de orar. Conformamo-nos com a realidade que vivemos.Concluimos que se até hoje o Senhor nada fez, talvez não seja de fato a vontade de Deus o que estava no nosso coração. E nossos sonhos vão morrendo um por um. Em Provérbios lemos que a esperança demorada, prolongada, adoece, entristece, enfraquece o coração. (Pv 13:12). Quantos estão com o coração enfraquecido pela demora da uma resposta de oração?

Contudo  Jesus nos fala: Ore! Ore! Ore! Ore sem cessar! Fique no pé de Deus! Seja chato, persistente! Ore! Ore! A resposta virá!!!! 

Seguindo nesta idéia, como disse inicialmente, aprendi algo com os advogados. Quando advogados vão defender a causa de alguém uma das ferramentas para convencer o juiz é recorrer as decisões do mesmo juiz, ou de outros, sobre causas semelhantes a que ele está defendendo. É a tal da jurisprudência. Como sou leiga nisso procurei umas definições simples sobre jurisprudência: "São regras gerais que se extraem das reiteradas decisões dos tribunais num mesmo sentido, numa mesma direção interpretativa." Jurisprudência pode referir-se a "lei baseada em casos", ou as decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação das leis em situações de fato."

Vou puxar esse blá blá blá jurídico para termos mais práticos e bíblicos, ok?

De repente você está lá perdido na vida. Tendo que tomar decisões. Você recebe um direcionamento da parte de Deus e está super em dúvida se foi o Senhor mesmo que falou contigo, ou se Ele vai cumprir o que Ele falou. Aí você chega diante do juiz (Deus) para expor sua causa: "Meu Deus, tem misericórdia de mim porque eu tô inseguro." Alguém que maneja bem a Palavra, que é nossa arma como soldados, poderia fazer uma oração diferente para chegar diante do juiz (Deus). Um soldado maduro poderia orar assim, semelhante aos advogados com a jurisprudência: "Majestade (Excelentíssimo Senhor Juiz é vocativo para juiz, para o nosso Juiz, o vocativo é Majestade Santa) li na tua Palavra, que o Senhor foi misericordioso com Gideão, e quando ele estava inseguro diante da tua palavra o Senhor concedeu meios para que ele tirasse suas dúvidas. Senhor seja assim comigo também, conforme tua Palavra, me ajuda nas minhas dúvidas, provê meios para que eu me sinta mais seguro."

Entenderam? É captar tudo o que Deus já fez pelo seu povo, no Antigo e no Velho Testamento, entender como Deus agiu em casos semelhantes ao que estamos vivendo relatados na Bíblia. Usar casos parecidos na Bíblia como argumentos para se obter algo da parte de Deus. Lógico que não há necessidade desse formalismo porque antes de Juiz, Deus é nosso Pai, podemos chegar a ele manejando muito bem a Palavra, mas com a mesma manha, e doçura de um filho que quer conquistar o coração do pai para obter alguma coisa. E acima de tudo com temor e tremor. 

Permitam-me explicar melhor o que acredito. Já vi gente pregando que Deus é obrigado a cumprir o que Ele mesmo falou. Não acho que seja assim. Deus não é escravo de si mesmo na maneira que muitos têm falado. Ele é fiel em cumprir tudo o que diz, mas não podemos usar as palavras de Deus para tentar manipulá-lo, como marionete a nosso favor. Deus não é o nosso servo. E digo mais, ainda que eu use perfeitamente cada trecho da Bíblia a meu favor, minha noção de justiça é pequena demais. Minha justiça é como trapo de imundícia para obter algo de Deus apenas por meio de argumentos (ou de ações). Na verdade o que faz Deus julgar nossas causas é graça dEle, não podemos perder isso de vista. Contudo, ainda assim Jesus nos instruiu a persistirmos em oração. Obedece quem tem juizo e é esperto!!!

Minha sugestão que passemos a utilizar a Palavra de Deus em nossas orações se justifica porque vemos nas Escrituras Deus insistindo para que o seu povo relembre as coisas que Ele fez no passado. A memória dos fatos passados deveria estar viva na mente das pessoas. Precisamos constantemente relembrar o que Deus fez para que se fortaleça nossa fé que Ele continua sendo o mesmo Deus que operou no passado e que opera no presente. O povo de Israel costumeiramente esquecia do que Deus havia feito no passado e por isso pecava e perdia as benção de Deus. Queridos Deus busca a nossa maturidade espiritual. E tentar pedir algo para Deus, mas esquecendo o que Ele fez pelo seu povo, ou o que Ele já fez por nós, estagna nosso crescimento.

Olhem que verdade profunda que a gente ignora:



"Então, creram nas suas palavras e cantaram louvores. Mas cedo, porém, esqueceram de suas obras; não esperaram seu conselho; mas deixaram-se levar pela cobiça, no deserto, e tentaram a Deus na solidão. E ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma." (Salmo 106: 12-15)

Repito a importância de usarmos a Palavra de Deus em nossas orações porque para isso necessariamente temos que estudar sobre quem é este Juiz que julgará nossa causa. E isso traz cura a nossa alma, nos amadurece, direciona nossas intenções para o lado correto, antes mesmo que a gente chegue na presença de Deus. E quem não medita no que Deus já fez acaba tendo sua alma definhada. Ficamos egoístas, mimados, impacientes, inseguros,sem visão, mal-acostumados, etc.

Quanta coisa Deus nos dá, mas não temos crescimento. Somos abençoados mas parece que nossa fome não passa nunca, nunca estamos satisfeitos. Sempre parece que alguma coisa está faltando. Deus acaba de nos abençoar e parece que Ele não fez nada porque continua aquele vazio. Recebemos o emprego, o aumento salarial, o marido, a esposa, a cura, o ministério, o chamado, a salvação da nossa família mas permanece aquele silêncio... aquele vazio... Parece que alguma coisa está fora do lugar. Essas são as bençãos que Deus nos dá, quando insistimos muito para que Ele nos dê, sem que tenhamos um estilo de vida de relembrar o que Deus já fez que está registrado nas Escrituras e principalmente no que Ele já fez por nós. Almas definhando.

E outro benefício de sempre estudar a Palavra de Deus é que ela é nossa espada. Quando vier o medo, a dor, a tristeza, a tentação, a dúvida, as setas inflamadas do inimigo, não há outra forma de derrotar tudo isso que não seja crer, verbalizar e colocar em prática o que está na Palavra de Deus.

 Preciso relembrá-los que Jesus no deserto, venceu o inimigo, o tentador, combatendo-o com a Palavra de Deus? "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás. Também está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás." (Mt 4:10) Se o Espírito Santo te levou para o deserto, como fez com Jesus, acredito que você está passando por provações, privações e o inimigo às vezes aparece sutil como uma serpente te querendo fazer cair. Estou errada? Se você está vivendo isso, saiba que cabe a ti vencer tudo isso como Jesus: batalhando utilizando a Palavra de Deus como espada. Tá no deserto soldado? Então é para aprender manejar as armas que você carrega.

Estudemos muito mais a Palavra de Deus porque:
  • Conheceremos mais a Deus
  • Amadurecemos e seremos curados
  • Oraremos como convém (nessas horas o Espírito Santo vem nos ajudar também)
  • Resistiremos ao diabo
Queridos acho que é isso. Eu estou começando a adquirir esse hábito de usar passagens bíblicas na hora de conversar com Deus. Tenho percebido diferenças no meu relacionamento com o Senhor. E como é legal entender que tudo que está na Bíblia foi escrito para mim e que eu posso manusear a meu favor. Isso me deixa até mais animada para estudar a Bíblia. Ela foi escrita para mim e para você. Cada vírgula.

Que o Espírito Santo nos ajude a orar como convém, amém?

Fica a sugestão.

Exército de Adulão


Nenhum comentário:

Postar um comentário