Páginas

SEM COMPARAÇÕES

Tema de hoje: Sem comparações

Texto base:

"Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. "(Gálatas 5:26)
"Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. " (Gálatas 6:3-4)

Às vezes penso o quanto deve ser difícil para alguém que deseja assumir publicamente sua homossexualidade fazer isso. Apesar de que hoje a homossexualidade está cada vez mais sendo aceita no mundo, ainda que todas as leis se tornem favoráveis aos homossexuais é do ser humano querer ser aceito por todos. E o medo que um jovem deve sofrer de ir contra a expectativa de todos quanto sua sexualidade deve ser algo que gasta muita energia emocional, levando a depressão. O medo da rejeição aterroriza qualquer um!


E quantos crentes estão precisando assumir a si mesmos!!! Não me refiro a nenhuma questão sexual não. Para muitos é um verdadeiro embaraço assumir-se cristãos, quanto mais evangélicos. Mas quando estão entre os crentes, entre os irmãos em Cristo o alívio é imediato. Se no mundo somos rejeitados e mal compreendidos em nossa fé, dentro da igreja somos acolhidos.

O fato é que mesmo dentro da igreja, temos que ter coragem de assumir o que acreditamos, quem somos.Vencemos o mundo, em renovar nosso entendimento, aceitando a mente de Cristo, mudando nossa forma de pensar, e sucumbimos dentro da igreja, imitando ao homem e não a Deus.

Uma vez no mundo, éramos como todos do mundo. Uma vez na igreja, nos tornamos como todos dentro da igreja. O velho medo da rejeição continua lá. Igualamo-nos às outras ovelhas. Abrimos mão da individualidade que Deus nos deu para conquistarmos os aplausos, os elogios : Nossa... como a irmãzinha é uma benção! Inconscientemente fazemos o que nos trará prestígio e aceitação.

E esse medo da rejeição é o princípio das comparações.

Comparações de desempenho profissional
Comparações de aparência física
Comparações ministeriais
Comparações de popularidade
Comparação de unção...

As comparações, no fundo, no fundo são um reflexo da falta de confiança no que Deus pode e quer fazer através de nós. É escolher a vida do outro no lugar de sonhar com Deus.

As comparações podem vir também de feridas de alma. Quem já se sentiu trocado, preterido , traído pode acabar adquirindo o hábito de comparar-se aos outros. E as comparações acabam virando um câncer chamado inveja. E a inveja apodrece os ossos. Quem tem ossos apodrecidos não pode correr, não pode ir além com mais força. Qualquer queda corre o risco de não levantar-se mais. 

O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos”. (Pv 14:30)

A inveja mata a criatividade, a espontaneidade, mata o que é genuíno, mata o dom, mata o talento, seca os frutos. Não fique se comparando.

Sempre vemos aquele que está com inveja como uma pessoa má. Já pensamos que ela pode ser uma pessoa tremendamente ferida? Pensemos mais nisso.

A verdade é que Deus não quer que façamos comparações. Nem toda comparação é sinônimo de inveja. Que isso fique bem claro.

Se você apenas olhar para Jesus, vai entender que ele deu a mínima para o que os outros iam pensar. Jesus simplesmente viveu a vontade de Deus em plenitude. Falou com uma mulher samaritana, comia e bebia com cobradores de impostos, curava no sábado, fazia tudo ao contrário do que as pessoas esperaram. E em nada pecou. Se pararmos de temer aos homens, e nosso temor estiver apenas em Deus, não teremos  mais motivo para fazer comparações. Jesus foi o maior símbolo de autenticidade. Você é autêntico ou você buscar ser igual para ser aceito? 

Ou você busca ser diferente, para chamar a atenção e assim ser aceito?

Qual é a sua motivação em tudo o que você faz e procura ser?

Que tal assumirmos que somos diferentes uns dos outros!!! Assumirmos que fisicamente somos diferentes. Que existem propósitos diferentes de Deus para a vida de cada um. Deus tem sonhos, projetos, objetivos específicos para cada um dos seus filhos. Que tal assumirmos que os tempos que Deus estabelece para mim são diferentes dos tempos que Deus separou para você?  E que o outro nunca vai ser o que Deus sonhou  para você.

 Então não adianta ficar fazendo comparações. Não adianta olhar para o outro para enxergar o que há de melhor nessa vida. O que é bom, perfeito e agradável não é o seu próximo. O bom perfeito e agradável é a vontade de Deus sobre sua vida. 

Que aprendamos a avaliar o que somos a partir do modelo de Cristo, e não do que os outros têm feito e são. Fazendo uma auto-avaliação de forma correta. Não nos considerando mais do que somos, inventando atributos em busca de elogios, nem menosprezando o que Deus já tem nos dado. A Palavra nos ensina a sermos moderados. Evitando mostrar que somos melhores do que os outros para recebermos elogios, porque esse é outro tipo de comparação  irritante, como diz literalmente os versículos estudados.

Vanglória é alarde  ·  inanidade  ·  jactância  ·  orgulho  ·  ostentação  ·  soberbia  ·  ufania  ·  vaidade

Lembrando que quem busca muito elogio, quem se exibe muito bom, na verdade é inseguro, porque teme aos homens e vive de comparações.

Pensem com carinho nisso! Deus tem propósitos excelentes para a sua vida! Você é especial e único porque assim Deus quis! Assuma-se!

Um abraço

Exército de Adulão

Nenhum comentário:

Postar um comentário