Páginas

CONFIANÇA E ESPERANÇA

Tema de hoje: Confiança e Esperança.

Texto base: 

"Assim diz o Senhor: 'Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares desertos, na terra salgada e inabitável." (Jeremias 17:5-6)


Queridos o difícil é fazer o mais fácil: confiar em Deus. Vivemos como aquele rapaz  da propaganda dos Correios, sempre desconfiando. Quantos assistiram essa propaganda? E desconfiamos que Deus não vai dar conta de solucionar nossas questões. No caso de Deus "se esquecer da gente", precavemo-nos indo adiante dos problemas. Ficamos ansiosos, perdemos o sono. Buscamos soluções. Roemos as unhas. Somos impulsivos, nos submetemos a riscos. Fazemos planos e nos apressemos em executá-los. Lutamos sozinhos nossas guerras. 

E depois de muito esforço, perdemos enfim a esperança. Os que batalharam sozinhos e não conseguiram alcançar o que almejavam ficam depressivos, se fecham para novos empreendimentos. Guardam mágoas, ressentimentos e não querem tentar novamente. Os que obtém sucesso por mérito próprio com o tempo se tornam orgulhosos e cada vez mais se afastam de Deus, e passam a ouvi-Lo com muita dificuldade.


Esse é o mal de fugirmos dos desertos que Deus nos coloca. Queremos sempre um atalho, um escape para resolvermos tudo da maneira mais rápida e mais indolor. Não nos submetemos ao aprendizado. Queremos fazer do nosso jeito, no nosso tempo, dentro das nossas capacidades e ficamos cada vez mais insensíveis à voz do Espírito Santo. Adiantamo-nos e vivemos o imediatismo e o ativismo. 

Quando finalmente Deus quer satisfazer os desejos do nosso coração, estamos tão independentes que ficamos inabilitados para receber o que Ele tem para nos dar. Por isso que a regra é Deus colocar seus filhos em situações que eles passarão por longas esperas para receberem suas respostas. Se falta esse aprendizado, ficamos deficientes.

"E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18: 6-8)


Deus quer nos ensinar a ouvir a voz dEle. Quer nos ensinar a reconhecê-Lo. Quer que aprendamos a reconhecer quando é Ele agindo e quando não é. Onde Ele está e onde Ele não está. Nos nossos caminhos reconhecemos nossa atuação ou reconhecemos a atuação de Deus? Temos agido segundo nosso entendimento ou esperamos identificar o Senhor antes de prosseguir a caminhada? 


"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3:6-7)

Ainda vivemos fazendo planos e esperando que o Senhor abençoe as idéias que tivemos. Da multidão dos nossos sonhos, quantos foram de fato revelados pelo Espírito Santo? Para a nossa própria segurança precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Precisamos aprender a depender menos do que podemos fazer, do que os homens podem nos oferecer, para viver em submissãotemor reverencial, e esperança  nEle. Eis o segredo do sucesso do ministério de Jesus Cristo, a visão revelada por Deus:

"Mas Jesus respondeu, e lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo, que o Filho por si mesmo nada pode fazer coisa alguma, se não o vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (João 5: 19-20)


"A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir, e para ser por ele curada de suas enfermidades. Ele, porém,retirava-se para os desertos, e ali orava." (Lucas 5:15-16)


Amados, a passagem inicial de nosso estudo falava sobre ser maldito o homem que confia no homem.
Maldito aquele afasta seu coração de Deus. Maldito aquele que faz da carne a força do seu braço.

Sabem porque "maldito"? Porque no mundo só há maldição. Aquele que busca esperança no que o homem 
pode fazer ou oferecer só vai encontrar maldição.

Essa é uma palavra de consolo e libertação. Ela me consola porque tem anseios do meu coração que quando eu olho ao meu redor os tenho como causa perdida. Meus sonhos morrem eu fico desolada. Em muita situações não vejo mais esperança nos homens. Mas se eu olho para Deus, nEle há esperança!!! Glória a Deus! Se você acha que humanamente não há esperança, não há solução, olhe para Deus. Sobre o Senhor, as Escrituras dizem: "Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem. O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia." (Salmo 147: 10-11)

Deus nos deu nossos dons, nossas habilidades, nossas capacidades, nosso ministério, nossa força, nossos resultados, nossos números; mas Ele não se importa com nada disso! Para Deus nada disso tem valor! Nunca vamos conseguir agradar a Deus apresentando apenas os frutos do nosso trabalho. Ele quer saber se tudo isso que temos no nosso "currículo espiritual", disso tudo, quantas vezes nós o tememos, quantas vezes confiamos nEle, e esperamos pela manifestação da Sua misericórdia. 

Para finalizar gostaria de dizer que uma boa maneira de confiarmos menos na nossa força, é fazermos como Jesus: aguardamos Deus mostrar o que é para ser feito. Por isso que Jesus sempre se retirava para o deserto para orar. Pedro, em Atos, explica que o Espírito Santo foi derramado para que hoje Deus mostre também para nós as obras que Ele está fazendo, para assim como Jesus, imitarmos o que o Pai faz. E existem várias maneiras de Deus revelar o que Ele quer que seja feito. Sobre isso deixo estes últimos versículos para meditarmos sobre o nível de intimidade e revelação que Deus quer ter conosco:


"E há de ser que, depois derramarei meu espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naquele dia derramarei meu Espírito." (Joel 2: 28-29)


"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um, segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17: 7-10)


Sejam consolados, em Deus há esperança! 

Um forte abraço.

Exército de Adulão

Nenhum comentário:

Postar um comentário